Polo Cultural → EducaçãoMúsica nas Escolas


Música nas Escolas

O Polo Cultural Educação e Arte tem envolvimento com a música desde sua fundação, em 1998, e atua no ensino de forma plural e diversificada, por meio dos projetos que desenvolve com crianças e adolescentes. Com esse foco, desde 2008 vem empreendendo esforços para a implantação da Lei Federal nº 11.769/08, que tem como prerrogativa implantar o ensino de música em todas as escolas brasileiras, nos Ensinos Fundamental I e II.


O seminário ocorrido na Assembléia Legislativa de São Paulo contou com a participação de representantes de 96 cidades do Estado de São Paulo. Na ocasião, o V Seminário Ensino de Música nas Escolas teve como tema central as políticas e contextos formativos acerca da referida Lei e contou com a parceria de organizações como UNDIME, ANFOPE, REMEC/SP, SME/SP, SEE/SP, APEOESP e SIPEEM.

Frente a um “abismo” de 35 anos sem ensino musical nas escolas, o Polo Cultural apresentou, dentre outras, a propostas de estabelecer um período emergencial de dois anos, em que os músicos teriam licença para lecionar, enquanto, paralelamente, é realizada uma capacitação pedagógica dos músicos em didática e em pedagogia, de acordo com as normas estabelecidas pelo MEC, de forma a suprir a falta de músicos licenciados.

Seminários de "Ensino de Música nas Escolas", promovidos pelo Polo Cultural Educação e Arte:

  1. I SEMINÁRIO: Festival Brasil Instrumental- Tatuí – Fevereiro 2008.
  2. SEMINÁRIO: Ourinhos – Julho 2008 – presenças: REMEC SP, MEC Brasília.
  3. SEMINÁRIO: Ministério da Educação (MEC) – Setembro 2008.
  4. SEMINÁRIO: Ourinhos - Julho 2009.
  5. Seminário – Assembléia Legislativa de São Paulo – Novembro 2009

Conheça a Carta de Ourinhos, manifesto de diversos ativistas culturais, políticos e músicos brasileiros, a favor da implantação da Lei Federal nº 11.769/08.


Parceiros